Fale conosco agora

O que é Propriedade Intelectual?

Imagina só que barra ver outra pessoa se apropriando de sua criação? Graças à Propriedade Intelectual, você terá todos os créditos garantidos!

Mas afinal, o que é Propriedade Intelectual?

De acordo com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO), Propriedade Intelectual (PI) é a soma dos direitos relativos à produção de intelecto da mente humana, como por exemplo:

 “[…] às obras literárias, artísticas e científicas, às interpretações dos artistas intérpretes e às execuções dos artistas executantes, aos fonogramas e às emissões de radiodifusão, às invenções em todos os domínios da atividade humana, às descobertas científicas, aos desenhos e modelos industriais, às marcas industriais, comerciais e de serviço, bem como às firmas comerciais e denominações comerciais, à proteção contra a concorrência desleal e todos os outros direitos inerentes à atividade intelectual nos domínios industrial, científico, literário e artístico”.

Em suma, é um conjunto de leis que garante com que inovações de cunho industrial ou artístico sejam protegidas, reconhecidas e os autores recompensados por autoria, garantindo que a criação não seja explorada economicamente.

Propriedade Industrial x Direito Autoral:

Existem ainda três divisões das Propriedades Intelectuais, daremos destaque para duas delas, a Propriedade Industrial e o Direito Autoral:

  • Propriedade Industrial: São garantidas para criações que movimentam o mercado, protegendo marcas, desenhos industriais, patentes, indicações geográficas e programas de computadores, por exemplo; tais invenções são protegidas a fim de manter a competitividade no mercado.

No Brasil, o órgão responsável pela Propriedade Industrial é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial)

  • Direitos Autorais: São direitos garantidos para obras intelectuais (produções artísticas, culturais e científicas) que protegem o autor, bem como o trabalho.

Os Direitos Autorais são divididos em: Direito Moral, veiculado a personalidade do autor, e Direito Patrimonial, referente ao uso econômico de sua obra.

Qual é a Importância da Propriedade intelectual?

Incentivo e Proteção! Quando somos reconhecidos pelo que fazemos, temos motivação para continuar criando, isso é um fato!

Além disso, criar aumenta o repertório intelectual individual e da sociedade como um todo.

Na Delphos, nós realizamos o Registro de Marca para que sua propriedade intelectual seja devidamente protegida! Se você deseja saber mais ou realizar o Registro de sua marca, entre em contato conosco.

Compartilhe este conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.