Fale conosco agora

A Cor do Ano Pantone: Como surgiu essa tendência?

Todo ano, um dos momentos mais aguardados pelos comunicadores é o lançamento da cor eleita para o próximo ano segundo a empresa Pantone. Para 2021, fomos surpreendidos em dose dupla: as cores Illuminating e Ultimate Gray foram as escolhidas da vez para serem as Cores do Ano de 2021.

Mas além de acompanhar essa tendência todos os anos, você conhece como surgiu essa tendência tão tradicional e ao mesmo tempo inovadora? Nosso conteúdo traz seu contexto histórico e também um pouquinho de como as charmosas Cores do Ano são eleitas todos os anos.

Continue lendo para saber mais.

Como surgiu a tendência “Color of the Year”?

A escolha da Cor do Ano segundo a “Pantone Color Institute”, é um evento que abala e deixa ansiosos todas as vertentes da comunicação. Aqueles que estão envolvidos de forma direta ou indireta ao design, moda, arquitetura e arte no geral aproveitam os meses que antecedem o pronunciamento da nova escolhida para acompanhar as tendências e fazer suas especulações.

Esse acontecimento surgiu de um momento importantíssimo para a história e sociedade humana: A Virada do Milênio. A mudança dos anos 90 para 2000 era uma preocupação mundial, principalmente com relação as novas tecnologias que surgiram e o avanço da internet. Apesar de não tão atual, nós já dependíamos de forma concreta desses equipamentos e a ideia de um possível “bug” deixou todos aflitos.

Esse momento de tensão foi a grande motivadora da Pantone para a escolha da primeira cor que daria início ao que conhecemos hoje: A Cerulean, 14-4020 (“A cor do Milênio”). Possuindo uma tonalidade azul claro, como o céu, essa cor buscava trazer um pouco de paz e tranquilidade ao momento difícil que todos enfrentavam. Depois desse lançamento, a empresa lança todos os anos, uma cor que será a tendência dos próximos 12 anos.
(E para os curiosos, a virada do Milênio não causou nenhuma pane ou bug prejudicial a tecnologia, tudo ocorreu bem )

Como a Pantone elege a cor para o próximo ano?

A queridinha que fará sua vez não é escolhida com objetivo comercial. Na verdade, possui em si muito mais do movimento cultural e social que estamos vivenciando. Pesquisadores ao redor de todo mundo acompanham as macrotendências e realizam estudos e análises que são coletadas e reunidas. A partir desses estudos e acontecimentos ao longo do ano que se passa, é escolhida a cor que pode representar o que se passou ou então a esperança para o ano que chega.

A dupla escolhida para 2021 são opostas e ao mesmo tempo, se unem e se complementam. Enquanto a Illuminating é uma cor amarelo vivo, como a energia solar, que traz alegria, disposição e criatividade, a Ultimate Gray é uma tonalidade cinza, sóbria e que traz consigo muito dos elementos sólidos e confiáveis e que fornecem uma fundação firme.

Se você, como nós criativos, é apaixonado pelas tendências e curtiu esse conteúdo, deixe seu comentário.

Nos vemos em breve.

Compartilhe este conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.