Fale conosco agora

A importância da Marca e seu registro

Primeiramente se faz necessário entendermos o que é Marca.

A Marca pode ser considerada um dos maiores patrimônios de uma empresa, pois trata-se da identificação do produto ou serviço oferecido.

Ao nos deparamos com a representação visual de uma empresa, como: logotipo, seleção de cores ou um nome, ou seja, sua representação visual, reconhecemos à primeira vista o produto ou serviços oferecidos por esta.

Podemos dizer que, em muitos casos a Marca é o principal ativo, o bem patrimonial mais valioso, pois seu crescimento no mercado e reconhecimento tem o condão de gerar grandes lucros por si só.

E, para preservar esse patrimônio, bem como, resguardar os direitos de imagem da empresa, sua identidade perante o mercado, faz-se importante seu registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a fim de garantir que outras empresas não se aproveitem desse “reconhecimento público” para conquistar seus clientes e plagiar seu produto ou serviço e que estes sejam exclusivos de quem os registrou. 

Cumpre ainda, ressaltar que seu uso indevido pode ocasionar confusão ao consumidor, prejuízos e até problemas na sua reputação.

Mas nem sempre os empreendedores se preocupam em registrar sua Marca, simplesmente se lançam no mercado e deixam de lado o registro, e, por isso é muito comum surgirem processos judiciais com homônimo do nome de seu negócio, o que acaba por colocar em risco a propriedade da marca escolhida.

Por estas razões, cada vez mais os empreendedores estão buscando registrar sua marca, pois sabem que não há sentido em investir dinheiro em marketing, identidade visual e toda uma estratégia para tornar a marca conhecida se já houver uma marca com nome idêntico.

Compartilhe este conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.